Venezuela censura "Os Simpsons"
O canal venezuelano Televen tirou “The Simpsons” de sua programação matinal por considerar o desenho inadequado ao público infantil. A decisão foi tomada, segundo a porta-voz do canal, Elba Guillen, após reclamações feitas pelo público à Conatel, órgão responsável pelo controle da TV no país.
As autoridades determinaram que o programa não pode ser exibido no horário matinal por violar as regras que proíbem a exibição de programas que atuem contra a educação de meninos, meninas e adolescentes.
Criada por Matt Groening, “Os Simpsons” estreou nos Estados Unidos em 1989 no horário noturno. Em 18 anos no ar, a série recebeu 23 Emmys, um Prêmio Peabody, viu Bart ser eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século 20, a inclusão de “D’oh!” como uma palavra no Oxford English Dictionary e a criação do curso “Simpsons e a Filosofia” na Universidade de Berkeley.
No lugar da família de Homer, o canal venezuelano vai passar a exibir “Baywatch Hawaii”, seriado que ficou mais conhecido pelos maiôs das salva-vidas do que por seus roteiros educativos ou edificantes.