“The Following”: na mente de um criminoso
O canal Warner está apostando todas as suas fichas na chegada da série “The Following“. Com previsão de estreia para 21 de fevereiro, às 22h, esta é mais uma produção policial que vai ao ar na TV americana, ao qual adora este tipo de segmento.
Criado por Kevin Williamson — idealizador da cine série “Pânico” e de “Dawson’s Creek” — este drama policial é a estreia de Kevin Bacon, em seu primeiro papel de protagonista numa produção televisiva. Ele faz Ryan Hardy, um agente do FBI que persegue e prende um serial killer, responsável pela morte de 14 jovens estudantes. Para tal feito, Hardy teve que trabalhar intensamente com os métodos e razões do assassino, o professor Joe Carol (James Purefoy, visto atualmente na serie “Rome”, exibida na Band).
Isto o deixou esgotado. Um tempo depois, Joe foge da cadeia e, através das tecnologias e rede sociais, consegue criar uma seita com mais de 300 seguidores dispostos a refazer o crime cometido por ele. Para capturá-lo, o FBI decide chamar Ryan Hardy novamente que, mesmo relutante, decide comandar uma equipe que caçará o bandido.
Minha primeira impressão do drama é um caprichado visual e o esforço da produção de dar um ar cinematográfico para a série. Seria por causa da presença de Kevin Bacon? Aliás, falando no ator, a primeira vez que ouvi falar que ele participaria desta série, me causou estranheza já que ele estava conseguindo bons papeis no cinema, ultimamente. Mas isso não quer dizer que ele irá abandonar as telonas, haja vista as condições que o ator fez a produção da série para sua participação.
O outro protagonista, James Purefoy, também defende bem o seu vilão, causando certo desconforto em quem assiste, pois ele é muito carismático e charmoso, que convence qualquer um de fazer qualquer coisa. Aí que mora o perigo! No elenco de apoio temos a presença Jeananne Goosen, Shawnn Ashemore, Debra Parker, entre outros, como membros do esquadrão comandado por Hardy.
Para níveis de comparação, a relação entre Hardy e Carol lembra um pouco o jogo de gato e rato que Patrick Jane (Simon Baker) com seu antagonista Red Jonh, da série “The Mentalist“. A diferença é que conhecemos o rosto do assassino de “The Following”. Nos primeiros dois capítulos apresentados até o momento, o seriado é bem feito e tem um ritmo intenso que, esperamos, não caia conforme a temporada vá avançando.
A Warner Channel vai exibir a série com apenas três semanas de atraso em relação à exibição original americana.