"Teletubbies": é hora de dizer tchau definitivamente
A BBC decidiu cancelar “Teletubbies” definitivamente. Após a extinção do programa de TV, em 2001, chegou a hora de encerrar a revista protagonizada por Tinky Winky (roxo), Dipsy (verde), Laa-Laa (amarelo) e Po (vermelho). As vendas caíram na Inglaterra.
“Teletubbies” estreou em 1997. Criado para bebês e crianças em fase pré-escolar, o programa foi sucesso de público e crítica em diversos países. No Brasil, foi exibido pela Cultura e pela Globo.
A atração também gerou polêmica. Em 1999, Tinky Winky foi apontado como símbolo gay pelo pastor fundamentalista Jerry Falwell, conhecido na TV norte-americana. Além de ser roxo, o personagem carregava uma bolsa mágica rosa e possuía um triângulo invertido na cabeça, que segundo os conservadores fazia referência a uma vagina. Na Polônia, a Defensoria do Menor determinou uma absurda investigação sobre a homossexualidade do teletubbie roxo.
As formas pouco ortodoxas dos personagens e cenários, o uso de cores vivas e a repetição de diálogos gestuais atraíram não só as crianças, mas também muitos jovens que alegavam que a atração era psicodélica, outra controvérsia em torno dos “Teletubbies”.
Mesmo sob ataques, o programa infantil durou mais dois anos. Em 2001 foi cancelado, após 365 episódios.
Com o fim da publicação da revista, não resta mais nada a dizer a não ser “é hora de dizer tchau!”.
Reproduzido do blog Poltrona.