Séries americanas terão o dobro de personagens LGBT em 2009
O número de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais nas séries de televisão americanas será praticamente o dobro em 2009 em relação ao número presente nas séries da temporada atual. Os dados revelam um crescimento após três anos de declínio, segundo informações divulgadas na terça-feira, dia 23 de setembro, pela Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação (GLAAD).
O relatório mostra que a representação será de 2,6% de todos os personagens regulares nas séries, contra 1,4% em 2005, 1,3% em 2006, e 1,1% em 2007. A GLAAD analisa os dados há 13 anos, a partir de informações fornecidas pelas redes ABC, CBS, Fox, NBC e The CW. No total, foram sondadas 88 séries dramáticas e de comédia anunciadas para serem exibidas no próximo ano. Dos 616 personagens, 16 são LGBT, mais que o dobro dos sete presentes na temporada atual.
O presidente da GLAAD, Neil G. Giuliano, comparou duas emissoras. “Nossa análise mostra que ainda há muito trabalho para fazer. Ano passado, vimos alguns progressos reais na Fox em sentido de tornar os seus scripts de programação mais abrangentes, algo que estamos esperando de outras redes como a CBS”, salientou.
Foto: a personagem transexual Alexis Meade (Rebecca Romijn) e o gay Marc St. James (Michael Urie), ambos da série “Ugly Betty”.
Colaboração: Universo Mix.
O Marc é o que há de melhor em Ugly…