Série “Delegacia de Mulheres” volta ao ar no canal Viva
O canal Viva se destaca dentre outros canais pagos brasileiros por dar ao telespectador aquilo que ele quer: oportunidade de resgatar algo guardado na memória. E buscando cumprir esse papel, a emissora retira do fundo do baú de relíquias mais um seriado de sucesso, transmitido pela Rede Globo no início dos anos 1990.
“Delegacia de Mulheres“, especial de fim de ano que virou série, narrava o cotidiano de uma delegacia especializada nos direitos da mulher, em uma época em que as leis e atendimentos de violência contra o sexo feminino ainda eram utópicas. O tema de abertura do programa era cantado por Alcione e a canção “Velha Cicatriz” falava da vontade da “massa” ser feliz.
Violência, agressões, humilhações, sonhos, amores, tudo isso fez parte do enredo do programa criado por Maria Carmem Barbosa. O elenco reúne nomes de peso como Eloísa Mafalda (delegada Celeste), Lúcia Veríssimo (Marineide, uma policial linha dura), Zilda Cardoso (escrivã Adelaide), Susana Vieira (a detetive Rute Baiana), além de Cininha de Paula, Mayara Magri, Cissa Guimarães e Stella Miranda. Cada uma das personagens simboliza um atributo: sabedoria, beleza, força, eficiência, esforço, intuição, ilusão e senso de realidade.
Para retratar o cotidiano de uma delegacia que atendia ocorrências envolvendo mulheres, Maria Carmem contou com a ajuda da pesquisadora Schuma Schumaher, uma especialista no direto da mulher. Mesmo assim, foi alvo de protesto de delegadas na época. Elas cobravam da autora mais coerência nos episódios. “O mundo real de uma delegacia da mulher é uma barbárie. Fazer uma reprodução fiel seria muito complicado”, disse Maria Carmem.
Os saudosistas e nostálgicos de plantão poderão conferir os 18 episódios do seriado a partir do domingo, 26 de agosto, às 23h, no canal Viva. Relembre “Delegacia de Mulheres” vendo algumas fotos: