A história, que se passa no colégio CEMA — Centro Educacional Mário de Andrade, em São Paulo, tem Sandy como uma das figuras mais populares da escola; e Júnior é o irmão solidário e apaixonado por música. Entre os amigos da turma estão: Gustavo, Patty, Basílio, o bad boy Boca, entre outros.
As histórias de Sandy, Junior e seus amigos, são basicamente focadas no universo escolar, contando com aventuras que não acontecem em nenhuma outra escola. Desde a salvação de animais de circo, até o resgate de bebês abandonados, “Sandy & Junior” busca relatar a amizade, os estudos e o bom relacionamento entre as pessoas.
Durante a primeira fase da 3ª temporada, Sandy teve sua participação reduzida no seriado, devido às gravações da novela “Estrela-Guia”, na qual era a protagonista. As histórias dessa fase de “Sandy & Junior” eram centradas no personagem de Junior e na galera do espaço Detonação.
A atração concorreu a diversos prêmios enquanto permaneceu no ar. Em 2001 concorreu aos Melhores do Ano, pela música de abertura “Eu Acho que Pirei”, porém, não venceu. Em 2002, a série foi indicada ao Troféu Internet como Melhor Programa Humorístico e também não venceu. Em 2003 foi a vez da indicação do Prêmio Contigo! de TV, por Melhor Programa Infanto-Juvenil, o qual acabou vencendo.
Junior Lima (Junior)
Paulo Vilhena (Gustavo)
Wagner Santisteban (Basílio)
Marie Catarine (Clara)
Fernanda Paes Leme (Patrícia “Patty” Teles de Mendonça)
Karina Dohme (Elizabeth “Beth”)
Camila dos Anjos (Maria Isabel “Bebel”)
Bruna Thedy (Rita “Ritinha” de Cássia Feijó)
Douglas Aguillar (Maurício “Mau” Feijó)
Igor Cotrim (Cleosvaldo “Boca” Tartari)
Guilherme Pierri (Luís Felipe “Festa”)
Blota Filho (Diretor Camilo)
Luiz Serra (Professor Borborema)
Cidinha Milan (Professora Elvira)
Márcia Manfredini (Professora Irene)
Umberto Magnani (Otacílio)