[Memória] Por que “Friends” e “ER” deixaram o Canal Sony em 2001?

A passagem de “Friends” e “ER” do Canal Sony — onde os seriados eram tradicionalmente exibidos — para a Warner Channel foi algo bastante nebuloso, especialmente porque, na época, dependíamos de informações dos jornais e revistas especializadas para trazer as notícias de fora. Ambas as séries eram parte do carro-chefe da Sony Entertainment Television (SET — como a emissora se chamava) desde sua chegada na TV por assinatura.

“Friends” havia estreado em 04 de fevereiro de 1996, na mesma data de inauguração do Canal Sony, sendo exibida duas vezes por semana: terça-feira e domingo (reprise do episódio da terça). Já “ER” não era novidade, pois já tinha feito parte da TV aberta, pela Rede Globo, quando debutou em 08 de janeiro de 1995, após a exibição do dominical “Fantástico”, no lugar da veterana “NYPD Blue” (Nova York Contra o Crime). No SET, tinha transmissões às sextas-feiras e aos domingos (quando reprisava o episódio da sexta-feira).

Em setembro de 2001, a assessoria de imprensa da Sony tinha alegado que a negociação para mudança de canal das atrações teria sido feita às escondidas, porém, a Warner afirmava que a migração dos seriados foi algo natural. Em agosto de 2001, a Folha de S.Paulo revelou que a Sony “foi impossibilitada de renovar o contrato de exibição porque a empresa que distribui ‘Friends’ afirmou que a oitava temporada não estava disponível para venda”.

“‘ER’ e ‘Friends’ eram exibidos na Sony porque, há três anos, a programação da Warner Channel ainda era voltada ao público infantil. Por serem produções da Warner Bros., é normal que as séries migrassem para o nosso canal a partir do momento que resolvemos mudar seu perfil”, afirmou José Marroquín, vice-presidente da Warner Channel, durante entrevista coletiva concedida no dia 11 de setembro de 2001, em São Paulo.

“A estratégia de mudança da Warner, de canal infantil para jovem-adulto, começou ainda em 1998. Temos contratos que levam tempo para serem ajustados. Por isso a demora na vinda desses seriados. São programas de enorme sucesso que nos ajudarão a ser o primeiro canal de entretenimento na América Latina”, completou Marroquín.

Quando a notícia da mudança chegou aos ouvidos dos executivos da Sony, a gerente-geral dos canais Columbia do Brasil (Sony e AXN), Cristina Johansson, foi enfática: “foi impossível chegar a um acordo. Simplesmente ouvimos um não”, disse em reportagem da revista IstoÉ Gente, em 17 de setembro de 2001.

Discussões entre sócios à parte (ambos os canais eram, então, representados pela HBO Latin America Group), os fiéis telespectadores das favoritas da Sony tiveram de se dividir entre os dois canais para assistir aos episódios. Isso porque “Friends” teve suas temporadas 1, 2, 3 e 6 mantidas na Sony até setembro de 2002. Já o restante — inclusive a oitava temporada, que ainda era inédita — foi exibido pela Warner Channel.

“Tudo isso acontece por causa das cláusulas contratuais com a produtora. Mas, a partir de setembro do ano que vem, a Warner Channel será a detentora de todos os episódios”, explicou Marroquín. As novas temporadas das séries, ambas no seu oitavo ano, estrearam na Warner em novembro de 2001: “Friends” no dia 06/11, às 21h; e “ER” às 23h, do dia 08/11. A comédia bateu recordes de audiência nos Estados Unidos quando estreou o primeiro episódio da 8ª temporada: 31,7 milhões de telespectadores, algo que não acontecia desde a segunda temporada (1995-1996). “ER” garantiu bons números para a audiência da NBC na mesma noite: 28,2 milhões de fãs assistindo à estreia da oitava temporada.

Antes de partir, em definitivo, da grade de programação do Canal Sony, “Friends” ganhou uma maratona de episódios, com exibição de segunda a sexta-feira. Mais tarde, quando ficou apenas com os direitos de exibição de quatro das sete temporadas, a emissora transferiu a atração para o horário das 20h30, de segunda a sexta, deixando a tradicional vaga das terças-feiras para a novata “Men, Women & Dogs“, até que foi definitivamente retirada da programação quando o contrato de exibição chegou ao fim, em 2002.

A série médica, por outro lado, não ganhou tanto destaque na programação da Sony antes de sair da grade do canal. Não aconteceu com “ER” o que aconteceu com “Friends”, todas as temporadas do procedural migraram para a Warner, sem chance de permanecer na emissora de origem para reexibição de temporadas anteriores. Conhecida no Brasil como “Plantão Médico”, o programa transitou pela TV aberta nos canais Globo e SBT, o que a fazia mais conhecida entre os telespectadores e, talvez por isso, não tenha ganhado tanto reconhecimento como houve com “Friends”. E “ER” foi substituída, no Canal Sony, a partir de novembro de 2001, pelo drama policial “The District“.

Quando aterrisou na Warner Channel, “Friends” ganhou exibições diárias, sempre às 16h e às 20h30 (competindo com a Sony, que também exibia a série no mesmo horário noturno, porém, temporadas ainda não pertencentes à nova emissora). Os episódios inéditos eram transmitidos nas terças-feiras, às 21h. Para “competir” com a temporada inédita de “Friends”, a Sony exibia a comédia “Men, Women & Dogs” — que durou apenas uma temporada de 13 capítulos, mais tarde dando lugar à outra comédia: “Scrubs“. O drama “ER” também ganhou duas exibições diárias de reprises: 16h30 e meia-noite. Os episódios inéditos foram para as noites das quinta-feiras, disputando a audiência com a novata “Ed“, da Sony.

Os amigos de “Friends”, no entanto, também tiveram passagem pela TV aberta. A RedeTV! (ainda recente, substituindo a extinta Rede Manchete) estreou a série no dia 21 de novembro de 1999, às 13h30. O programa transitou dentro da grade do sábado, passando para às 14h, posteriormente sendo exibido às 20h e, por fim, manteve-se às 21h45, até quando deixou a programação, em 11 de novembro de 2000. No dia 03 de março de 2004, “Friends” chegou ao SBT, transmitida logo após o “Show do Milhão”. Entre indas e vindas, a emissora de Silvio Santos manteve a sitcom no ar até meados de 2006.

Veja a chamada da série no SBT:

 
“ER”, por outro lado, esteve por várias vezes na grade da Warner Channel, porém, nunca de maneira estável. Entre saídas e retornos, a última vez que o canal trouxe os episódios dos médicos do Chicago County General Hospital foi em 2015. Atualmente, é possível assistir a todas as temporadas na HBO Max, plataforma de streaming do grupo HBO, e no canal pago TNT Series.

Encerrando, então, sua trajetória na TV, depois de 25 anos ininterruptos, a WarnerMedia decidiu retirar a “Friends” da programação da Warner Channel. Desde o dia 30 de agosto de 2021 a sitcom foi transformada em um produto exclusivo da HBO Max; a série já havia deixado o catálogo da Netflix em 31 de dezembro de 2020.

Em 2021, especificamente no dia 27 de maio, a HBO lançou “Friends: The Reunion”, um especial de 1h44 que contou com os seis integrantes originais, criadores e convidados para relembrar os 10 anos em que a série permaneceu no ar. Foi apresentado por James Corden, com participações de Justin Bieber, Lady Gaga, Cindy Crawford, David Beckham, Malala Yousafzai e Cara Delevingne.

Alguns atores e atrizes de “ER” fizeram um reencontro informal, transmitindo o bate-papo ao vivo no YouTube, no dia 22 de abril de 2021. O “evento” foi realizado para arrecadar fundos para a Waterkeeper Alliance.

Veja as chamadas de “Friends” e “ER”, datadas de 1999, quando ainda pertenciam ao Canal Sony:

 

 
Três coisas são fatos: “Friends” e “ER” são dois clássicos da TV mundial e continuarão vivos nos corações dos fãs. E que o Canal Sony deixou saudades! Estamos aguardando cenas dos próximos capítulos! 🙂

You may also like...

Deixe um comentário: