“The Simpsons” é acusado de homofobia por ONG americana
A Gay, Lesbian and Straight Education Network (GLSEN), organização não governamental norte americana com sedes em Nova York e Washington, está processando o canal de televisão Fox por divulgar mensagens homofóbicas no seriado “The Simpsons”.
“The Simpsons” é um dos mais antigos programas ainda em exibição na história da TV e, em geral, bastante aberto para temas relacionados à diversidade sexual, tendo até apresentado um episódio no qual o casamento entre pessoas o mesmo sexo foi legalizado na cidade de Springfield, onde acontecem as histórias do seriado.
A GLSEN, no entanto, alega que no dia 31 de outubro, em um especial para o Halloween, a palavra “gay” foi utilizada em “The Simpsons” para significar “mau” ou “lixo”. No episódio, o personagem Nelson Muntz, em cena na escola onde estuda, justifica uma agressão a seu colega Milhouse Van Houten alegando que “é muito gay”.
Para a ONG, “o uso negativo que Nelson fez da expressão ‘é muito gay’ não é uma surpresa, considerando que 90% dos jovens LGBT dizem que ouvem essa frase usada dessa mesma maneira com freqüência na escola”. A GLSEN pede aos produtores que não mais utilizem diálogos com esse teor e que Nelson, em uma aparição futura, peça desculpas a Milhouse e explique por que agiu errado.
Colaboração: Universo Mix.
Simpsons infelizmente tem perdido a piada ao longo do tempo e apenas buscado humor de forma pejorativa.