Mas após a trágica (e não solucionada) morte de sua mulher, Monk ficou devastado e se tornou um obsessivo compulsivo. Sua desordem psicológica o levou a desenvolver um medo anormal de praticamente tudo: germes, altura, multidão… até mesmo leite. Sua condição acabou lhe custando o seu trabalho, e continua sendo um desafio em sua vida diária.
A enfermeira pessoal de Monk, Sharona Fleming, o ajuda a enfrentar os desafios diários, oferecendo-o assistência até nas tarefas mais simples (como organizar sua gaveta de meias). Durante esse percurso, ela se tornou uma espécie de seguidora de Monk, como um Dr. Watson para o seu Sherlock Holmes.
Agora trabalhando como detetive particular, Monk continua a investigar casos das formas menos convencionais. Embora Monk não seja mais um membro da polícia, seu ex-chefe, o capitão Leland Stottlemeyer ainda pede a ajuda dele para conseguir ver outros lados dos casos que os policiais tem dificuldades para solucionar. Stottlemeyer também é um condecorado detetive, mas ele sabe que nunca será tão bom como o ilustre Monk… e isso o deixa maluco.
Enquanto isso, o tenente Randall Disher é o aspirante para se tornar o novo “o cara” do departamento, e aproveita toda oportunidade para aumentar o ego de seu comandante.
Monk é um detetive que tem medo do escuro, um detetive que tem medo de chicletes. Ele não tem nenhum problema para resolver um caso — desde que isso não envolva altura ou germes, e que seja próximo ao seu apartamento. A única coisa que ele quer é reconquistar seu lugar na polícia de São Francisco, mas será que ele é capaz de deixar suas manias de lado e solucionar crimes em tempo integral?
Jason Gray-Stanford (Tenente Randall Disher)
Ted Levine (Capitão Leland Stottlemeyer)
Traylor Howard (Natalie Teeger)
Stanley Kamel (Dr. Charles Kroger)
Bitty Schram (Sharona Fleming)
Emmy Clarke (Julie Teeger)
Kane Ritchotte (Benjy Fleming)
Hector Elizondo (Dr. Neven Bell)
It’s a jungle out there
Disorder and confusion everywhere
No one seems to care
Well I do
Hey, who’s in charge here?
It’s a jungle out there
Poison in the very air we breathe
Do you know what’s in the water that you drink?
Well I do, and it’s amazing
People think I’m crazy, ‘cause I worry all the time
If you paid attention, you’d be worried too
You better pay attention
Or this world we love so much might just kill you
I could be wrong now, but I don’t think so!
‘Cause there’s a jungle out there
It’s a jungle out there