Mais de 33 milhões assistem a estreia da nova temporada de “American Idol”
A 7ª temporada de “American Idol” estreou dia 15 de janeiro na FOX americana com altíssimos números de audiência, embora o resultado tenha sido 10% inferior ao seu recorde para uma estreia de temporada, comparado ao ano passado.
Com um episódio de duas horas com os primeiros testes, “American Idol” foi assistido por 33,2 milhões de telespectadores (contra 37,4 milhões em 2007) no horário das 20h às 22h — mais do que o dobro da audiência somada dos canais ABC, CBS e NBC no horário. O reality show também se tornou o programa mais assistido da temporada 2007/08, superando um jogo de futebol americano exibido pela CBS no último sábado (12/01), com 30 milhões de telespectadores.
“American Idol” também foi o programa de entretenimento mais assistido da temporada entre os adultos de 18-49 anos, num desempenho 55% superior à “Grey’s Anatomy“, que até então liderava entre esta faixa de público. Apesar disso, a noite de estreia foi 13% inferior à temporada passada entre os adultos, além de ter sido a de menor audiência desde a 3ª temporada, em 2004.
De certo modo, o desempenho de “American Idol” pode até ser considerado desapontador, já que, com a greve dos roteiristas americanos, que diminuiu significamente a oferta de programas inéditos na TV aberta, especulava-se que a estreia da nova temporada poderia bater o recorde de audiência do reality show.
Mas “American Idol” continua sendo o programa mais assistido da TV americana. Um anúncio de 30 segundos nos intervalos do programa custa entre US$ 750 mil e US$ 900 mil. Já a Coca-Cola, a Ford e a AT&T pagaram US$ 35 milhões cada para se manterem como os patrocinadores do reality — no ano passado, as cotas de patrocínio foram vendidas por US$ 30 milhões.
Com o início de “American Idol”, a programação dos outros canais mal foi percebida. Na CBS, o drama “NCIS” (15,9 milhões) foi muito bem, no melhor resultado para um episódio que concorreu com o reality show, embora a audiência da série tenha caído mais de 15% em relação ao ano passado. A NBC garantiu a liderança no horário das 22h00 com “Law & Order: Special Victims Unit” (12,1 milhões), que também foi o segundo programa mais assistido da noite na maioria dos públicos. E um episódio inédito de “One Tree Hill” foi visto por 2,7 milhões, resultado 40% superior à 2007, quando o canal CW exibiu reprises contra a estreia de “American Idol”.
Na média, a FOX liderou disparada a briga pela audiência da noite, com 33,2 milhões de telespectadores, seguida pela CBS (13,6 milhões), NBC (8,8 milhões), ABC (5,1 milhões) e CW (2,2 milhões).
No Brasil, a nova temporada de “American Idol” estreia na próxima quarta, 23/01, às 21h, com um episódio com duas horas de duração, e na quinta, 24/01, às 21h, também com um episódio de duas horas, no canal Sony, registrou o SériesOnline.
Não vejo a hora da estreia da nova temporada, é o reality que espero todos os anos, agradeço ao Sony por não ter reprises e a cada semana ter um episódio inédito e novas surpresas e novos talentos!
Realmente, com tantas reprises e tal da crise dos roteiristas, vai ser bom ter algo inédito na TV, pra variar!!!