TV Cultura estreia novas séries em janeiro
O ano de 2023 começa aquecido para os apreciadores de documentários, seriados de TV e telespectadores da TV Cultura. Confira o que o canal preparou:
A primeira atração é a série independente “A Caixa D’Água do Brasil”, cujo tema é o cerrado brasileiro. Bioma e também domínio morfoclimático — o cerrado é conhecido por muitos como a “caixa d’água do Brasil”, um apelido que não é nada ocasional, já que a sua área abriga nascentes ou leitos de rios de oito bacias hidrográficas dentre as doze que existem no país, o que revela a importância socioambiental de suas composições.
As primeiras gotas que brotam em vários cantos do Cerrado e depois, unidas, formam a Caixa D’Água do Brasil. Visitamos as nascentes dos rios Araguaia, Tocantins, São Francisco e Paraná, quatro dos maiores do país. Em meio às locações das nascentes, vamos explicando porque o Cerrado é a caixa d’água, o berço das águas, das grandes bacias e de três aquíferos.
A estreia de “A Caixa D’Água do Brasil” está prevista para o dia 12 de janeiro, a partir das 20h.
Outra novidade independente do canal é a série sobre a redemocratização brasileira “Diretas Já”, dirigida por Paulo Markun. A produção data de 2018 e ainda é inédita na TV brasileira. “Diretas Já” foi um movimento político de cunho popular, cujo objetivo foi a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente do Brasil. O movimento começou em maio de 1983 e foi até 1984, mobilizando milhões de pessoas em comícios e passeatas.
“Diretas Já” estreia no sábado, dia 14 de janeiro, às 22h30.
De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, A TV Cultura deve exibir, ainda sem data definida, a série espanhola “Merlí”, que chega pela primeira vez na TV aberta. Também a portuguesa “Da Mood”, inédita no país, e “Três Teresas”, que tem a atriz Denise Fraga no elenco. Obras originais da TV Cultura sobre o ex-boxeador Maguila e o ex-presidente Juscelino Kubitschek também poderão ser assistidas em breve.
“Merlí” narra a trajetória de um professor de Filosofia nada convencional, que precisa reorganizar sua vida pessoal enquanto tenta de todas as formas provar para as pessoas a importância da Filosofia. Alguns familiares e colegas de trabalho, no entanto, acreditam que ele é motivo de escândalo. Para seus alunos e seu filho gay, Merlí é uma inspiração. A série é um fenômeno no serviço de streaming Netflix.
“Da Mood” conta as aventuras de uma boy band portuguesa, desde sua formação, expondo todos os clichês do mundo musical. Em tom burlesco, essa “dramédia” vai trazer à superfície as dificuldades de construir uma banda adolescente de meninos e inseri-la no mundo competitivo da música.
“Três Teresas” é uma série brasileira, produzida de 2013 a 2014, com duas temporadas e 26 episódios, exibida no Brasil originalmente pelo canal pago GNT. Conta a história de Teresa (Denise Fraga), que trabalha com vitrinista e é uma mulher inteligente, de bom gosto e dedicada. Teresinha (Cláudia Mello), mãe de Teresa, é uma mulher agitada e independente, possui uma rotina dinâmica e cheia de afazeres. Em meio às duas está Tetê (Manoela Aliperti), filha e neta. Ela é esperta, sarcástica e afiada. Seu olhar para os dramas de sua idade, e para o mundo feminino instalado à sua volta, é aguçado e provocador.
Tão logo a TV Cultura libere as datas e horários, este post será atualizado.
Atualização: 06/10/2023: “Merlí” estreia na TV Cultura no dia 15 de outubro, às 22h.