“O Primo Basílio”: minissérie estreia no Viva
Entre os destaques do Viva para o mês de outubro, está a minissérie “O Primo Basílio“, adaptação de Gilberto Braga e Leonor Bassères para o clássico de Eça de Queiroz, com o triângulo amoroso interpretado por Giulia Gam (Luísa), Marcos Paulo (Basílio) e Tony Ramos (Jorge), além de Marília Pêra vivendo a cruel e chantagista criada Juliana.
Em Lisboa, no século 19, o jovem Basílio se apaixona pela sua prima Luísa. Mas Basílio é obrigado a viajar para o Brasil e promete casar com Luísa quando regressar a Portugal. Com o passar do tempo, porém, a correspondência entre os dois vai diminuindo, até que Basílio acaba por escrever para terminar tudo entre ambos.
Os anos passam e Luísa conhece Jorge, um jovem engenheiro, com quem se casa e é feliz, até a morte de uma velha tia dele. Além de uma pequena fortuna, Jorge herda uma empregada, Juliana, uma mulher estranha. Mas, para abalar a felicidade do casal, Basílio volta a Portugal. O adultério acontece, mas é descoberto por Juliana, que passa a chantagear a patroa, criando um clima de terror.
Luísa então percebe que ama de verdade o marido e poderá perdê-lo por causa das ameaças de Juliana, que pede uma alta quantia em troca de seu silêncio. Sem condições de pagar, Luísa passa a servir Juliana, numa mudança de posição: a criada vira a patroa e a patroa ocupa o lugar da criada.
“O Primo Basílio” chega no canal pago Viva, no dia 28 de outubro, a partir das 23h15, substituindo “Mad Maria”. A exibição será de segunda a sexta-feira.
Para os amantes da obra, o DVD com a minissérie completa já está disponível para compra. Além da série, foi lançado, em 2007, o filme com Débora Falabella, Fábio Assunção, Reynaldo Gianecchini e Glória Pires.